quinta-feira, julho 10, 2014

DIZ O ROTO AO NU

Na televisão publica perto de si, à hora do almoço, notícias na TV e de repente aparecem citações em texto para todos vermos bem de insultos de uma malcriadez inacreditável que um sujeito qualquer fez a Scolari logo após o jogo no twitter. Esse sujeito era o empresário de Neymar. Todo o texto e a forma como termina revela todo o seu carácter. Fazer este tipo de  insultos no fim do jogo, revela toda a sua falta de educação, uma cobardia, aquilo a que se dá nome de abutre, pois não o vimos a queixar-se quando o seu representado andava no campo a exibir-se e jogar tão sofridamente como a selecção. Além disso, vir de um sujeito que ainda recentemente esteve, está envolvido no desvio de milhões de euros na transferência de Neymar: "A polêmica venda de Neymar provoca processos da DIS contra Santos, Barcelona, Wagner Ribeiro e até contra o jogador. E o advogado da empresa diz que a Fifa também entrou no caso!!!" ainda contribui para reforçar o carácter deste sujeito, aliás, se fizeram buscas encontram outros insultos já feitos pelo mesmo sujeito noutras situações, mas pelos vistos,  os insultos gratuitos vendem e por isso mesmo qualquer sujeito tem tempo de antena na RTP. Se forem à secção de comentários de qualquer site desportivo, blog, encontrarão matéria que não acaba mais.

Dito isto, e tendo em conta o comportamento que teve com o FC Porto enquanto seleccionador nacional, nunca gostei particularmente do Sargentão, mas tenho a lucidez necessária para lhe reconhecer qualidades e não só defeitos e defendê-lo quando certos abutres atacam-no desta maneira , especialmente após uma meia-final de um Mundial e num jogo atípico: 4 golos em 6 minutos não tem uma explicação lógica. Eu atribuo pressão inacreditável sobre os ombros para conquistar o Mundial em casa e à falta do capitão defensivo, como já expliquei noutro texto, mas todos terão a sua opinião. Mas ver pessoas a aproveitar-se da malcriadez e mau carácter de um sujeito para se vingar no seu ódio de estimação, revelam mais o carácter delas do que o contrário.

Além disso, no texto insultuoso diz umas meias-tretas passando por meias-verdades. Não ganhou nada por Portugal, isso é verdade. Os seus antecessores e sucessores saíram repletos de troféus.  Ser mandado embora pelo Chelsea? Que novidade!!! Entre muitos, lembrei-me de José Mourinho. Depois por onde andou a treinar, isso não me diz respeito, mas sei os milhões que lhe acenaram. Obscenos. Eu teria ido. Há um que ganha 11 milhões por ano, o mais bem pago seleccionador do mundo e foi embora na fase de grupos. Claro que quando só se vê defeitos fica fácil, mas recomendo uma visita à Wikipédia para ver as conquistas. Não cabiam no Twitter, é certo , nem no espaço mediático.

Claro que o "velho babaca, arrogante, asqueroso, prepotente e ridículo" levou 7-1 daqueles jogos que ficam para a história, e vai ficar com essa cruz para sempre,  mas estava nas meias-finais, mesmo sendo tão mau. Já os seleccionadores de Espanha, Itália, Inglaterra, Portugal, Rússia, Bélgica, Chile, Colômbia, Uruguai, França, etc,etc é que são extraordinários.


Para terminar, Eugénio Queiroz coloca o dedo na ferida:

Brasil de Felipão entra na história

A derrota do Brasil é o acontecimento do Mundial 2014. Vai ficar nos anais.

Felipão, que foi campeão do Mundo pelo Brasil em 2002, entra também na história dos grandes (des)feitos. Também pela forma como encaixou a goleada.

Temos assistido ao espetáculo dos ressabiados que nunca gostaram deste treinador, desmontado de imediato pela sua incapacidade para perceber o que é uma basculação, um jogo entre linhas ou uma transição rápida.

Tretas. O currículo do Sargentão fala por si. Em regra por onde passou deixou a sua marca. No caso da seleção portuguesa, manteve-a sempre num nível alto, conseguindo consolidar o trabalho que tinha sido feito anteriormente por Humberto Coelho e António Oliveira.

O que aconteceu no Mineirão não foi um desastre tático do escrete - foi apenas futebol. No esplendor da sua magia.

O Brasil, relembre-se, chegou às meias-finais! Outras gloriosas seleções que dominam as transições e os ataques rápidos ficaram pelo caminho...

O fascínio do futebol é também isto de nos proporcionar gozação, catarse e descargas biliares. Vivemos todos muito bem com isso e ainda bem que é assim.

O Brasil, 1 - Alemanha, 7 não é a derrota de um homem ou de uma equipa.

É um grande hino ao futebol.

PS - A falácia que está a ser vendida é desmontada facilmente quando reparamos que os especialistas atribuem a Guardiola o sucesso de Espanha no Mundial de 2010 e ao mesmo treinador este percurso da Alemanha em 2014. Só o faz quem pensa que as batatas crescem nas árvores.


Gostei particularmente do PS. Há pessoas que só são pais das vitórias, já as derrotas tem pai incógnito.